segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Webquest

http://www.webquestbrasil.org/

Um pouco sobre Fábulas / Ensino Fundamental / Lingua Portuguesa / Marilia, Marines, Ozimara, Joslaine e Glacielle

Escola Maack

Hipertexto


 Hipertexto     
           Eu já conheci hipertexto, mas nunca tinha utilizado e muito menos com os alunos. Hoje acredito que é um recurso importante para ser utilizado em atividades em sala de aula. O hipertexto ativa a curiosidade dos alunos fazendo-os pesquisarem de forma direcionada e isso contribui para a aprendizagem significativa, pois, só em um texto nós podemos tirar dúvidas, aprofundar os conhecimentos, em fim ficarmos mais informados. É como se estivéssemos com uma enciclopédia ao nosso lado, só que não precisamos abri-la, é só clicar no link desejado. É uma leitura ótima, mas, corremos o risco de nos perdermos na navegação, pois são muitas as informações e até mesmo nossa curiosidade em clicar em todos os links. E é devido a esse fato a necessidade exclusivamente do professor, sem ele nem mesmo o mundo virtual da internet consegue com que os alunos internalizem e construam seu conhecimento cientifico .

O que é Hipertexto

           O hipertexto é um texto que nos possibilita uma leitura mais ampla do que estamos lendo/ou pesquisando. Esse tema já foi motivo de estudo e até mesmo de conferência.
   De acordo com pesquisa feita  na Wikipédia, Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
    Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
             A história do hipertexto não é recente, desde 1965 ou mesmo antes, na época de Leonardo da Vinci, já se tinha uma noção desse tipo de trabalho. A idéia de hipertexto não nasce com a Internet e nem com a WEB (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hist.C3.B3ria).
             Esse termo é de origem grega,  remete à superação das limitações da linearidade do antigo texto escrito ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia).Com o passar do tempo, a produção do hipertexto foi se atualizando, ganhando novas formas, se adequando à avanços tecnológico(http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_tempo_para_a_tecnologia_hipertexto).
Principais características do Hipertexto são:  Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade;  Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear; além de outras que você vai descobrindo com o uso deste tipo de texto.

Referência



 Currículo

  São todas as situações vividas pelos alunos dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas eles ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construtivista educacional. É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades. Logo, o que se quer dizer é que a escola deve buscar na experiência cotidiana do aluno elementos que subsidiem a sua ação pedagógica e, ao mesmo tempo, recursos que contribuam para a formação do currículo escolar dos alunos a da escola
    O currículo escolar também pode ser entendido como um processo de socialização das crianças com o objetivo de enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Neste sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência, o cotidiano, formam um conjunto de fatores que garantem a formação de um currículo escolar que busca integrar a vida escolar à vida social. Em contrapartida tem-se que a perfeita observação de todos esses elementos direciona à verdadeira práxis do currículo, ou seja, a articulação entre a teoria e a prática curriculares em sala de aula. Construir o currículo na sala de aula requer profissionalismo e competência por parte dos professores quanto à utilização de uma importante ferramenta pedagógica: a vivência sociocultural das crianças.
  Sabemos que estamos vivendo um momento de mudanças na escola que devemos adaptar o nosso currículo as mudanças sociais, portanto é necessário inserirmos a tecnologia nas aulas e nos currículos escolares.
   
   

Webquest


Webquest




A WebQuest é uma atividade didática  um novo recurso  para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a série . 
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões.
Desse modo as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros. Devemos ressaltar que o professor pode transformar suas aulas muito atrativas,despertando o interesse
de seus alunos de forma que assimilem com muito mais significância os conteúdos propostos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Atividade realizada no curso Tics


COMO O PROFESSOR PODE CRIAR UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM O USO DA TECNOLOGIA QUE SEJA SIGNIFICATIVA PARA O ALUNO?

O professor precisa compreender que a tecnologia é um recurso didático que poderá ser utilizado nas aulas de maneira com que os alunos assimilem melhor os conteúdos .
A partir do momento que o professor aceita essas mudanças ele deve começar a pesquisar e estudar novas formas de aprendizagens com a utilização desses recursos.
Uma atividade que desperta muito o interesse dos alunos acredito que é a webquest , pois com ela o professor pode integrar vários conteúdos relacionados com os seus objetivos de forma interdisciplinar mostrando aos alunos várias oportunidades de compreender o conteúdo
Outro recurso tecnológico  que auxilia no processo de construção de sconhecimento são os hipertextos,que representam vários links relacionados ao mesmo assunto.
A busca de imagens, respostas, lugares , mapas através de imagens de satélites, o projetor multimídia e até mesmo o processador de textos onde os alunos podem corrigir suas produções .
Os recursos são imensos , mas tudo depende do empenho e vontade do professor em aprender novas formas de ensinar.



Professor/Aluno


Quando o professor transmite uma informação e quando o aluno procura na internet
Sabemos que o professor é muito importante no processo de ensino aprendizagem, pois ele é o mediador de todo conhecimento,levando aos alunos os conteúdos propostos no currículo escolar de maneira com que eles assimilem e interajam com os demais internalizando o conhecimento .
Quando o aluno procura esse conhecimento na internet ele se depara com várias informações é um conhecimento muito amplo de todos os assuntos .Acredito que mesmo com a ferramenta didática que é a internet sem o auxilio e a intervenção do professor o aluno não consegue adquirir o conhecimento, ou seja, o processo de ensino-aprendizagem.