segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hipertexto


 Hipertexto     
           Eu já conheci hipertexto, mas nunca tinha utilizado e muito menos com os alunos. Hoje acredito que é um recurso importante para ser utilizado em atividades em sala de aula. O hipertexto ativa a curiosidade dos alunos fazendo-os pesquisarem de forma direcionada e isso contribui para a aprendizagem significativa, pois, só em um texto nós podemos tirar dúvidas, aprofundar os conhecimentos, em fim ficarmos mais informados. É como se estivéssemos com uma enciclopédia ao nosso lado, só que não precisamos abri-la, é só clicar no link desejado. É uma leitura ótima, mas, corremos o risco de nos perdermos na navegação, pois são muitas as informações e até mesmo nossa curiosidade em clicar em todos os links. E é devido a esse fato a necessidade exclusivamente do professor, sem ele nem mesmo o mundo virtual da internet consegue com que os alunos internalizem e construam seu conhecimento cientifico .

O que é Hipertexto

           O hipertexto é um texto que nos possibilita uma leitura mais ampla do que estamos lendo/ou pesquisando. Esse tema já foi motivo de estudo e até mesmo de conferência.
   De acordo com pesquisa feita  na Wikipédia, Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
    Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
             A história do hipertexto não é recente, desde 1965 ou mesmo antes, na época de Leonardo da Vinci, já se tinha uma noção desse tipo de trabalho. A idéia de hipertexto não nasce com a Internet e nem com a WEB (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hist.C3.B3ria).
             Esse termo é de origem grega,  remete à superação das limitações da linearidade do antigo texto escrito ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia).Com o passar do tempo, a produção do hipertexto foi se atualizando, ganhando novas formas, se adequando à avanços tecnológico(http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_tempo_para_a_tecnologia_hipertexto).
Principais características do Hipertexto são:  Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade;  Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear; além de outras que você vai descobrindo com o uso deste tipo de texto.

Referência


Nenhum comentário:

Postar um comentário