Currículo
São todas
as situações vividas pelos alunos dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas
relações sociais, as experiências de vida acumuladas eles ao longo de sua
existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva
construtivista educacional. É importante dizer que, para a formação do
currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de
cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor
possa explorar no desenvolvimento de suas atividades. Logo, o que se quer dizer
é que a escola deve buscar na experiência cotidiana do aluno elementos que
subsidiem a sua ação pedagógica e, ao mesmo tempo, recursos que contribuam para
a formação do currículo escolar dos alunos a da escola
O currículo escolar também pode ser entendido
como um processo de socialização das crianças com o objetivo de enquadrá-las ou
ajustá-las às estruturas da sociedade. Neste sentido, acredita-se que as relações
sociais, as trocas de experiência, o cotidiano, formam um conjunto de fatores
que garantem a formação de um currículo escolar que busca integrar a vida
escolar à vida social. Em contrapartida tem-se que a perfeita observação de
todos esses elementos direciona à verdadeira práxis do currículo, ou seja, a
articulação entre a teoria e a prática curriculares em sala de aula. Construir
o currículo na sala de aula requer profissionalismo e competência por parte dos
professores quanto à utilização de uma importante ferramenta pedagógica: a
vivência sociocultural das crianças.
Sabemos
que estamos vivendo um momento de mudanças na escola que devemos adaptar o
nosso currículo as mudanças sociais, portanto é necessário inserirmos a
tecnologia nas aulas e nos currículos escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário