segunda-feira, 21 de novembro de 2011


 Currículo

  São todas as situações vividas pelos alunos dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas eles ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construtivista educacional. É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades. Logo, o que se quer dizer é que a escola deve buscar na experiência cotidiana do aluno elementos que subsidiem a sua ação pedagógica e, ao mesmo tempo, recursos que contribuam para a formação do currículo escolar dos alunos a da escola
    O currículo escolar também pode ser entendido como um processo de socialização das crianças com o objetivo de enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Neste sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência, o cotidiano, formam um conjunto de fatores que garantem a formação de um currículo escolar que busca integrar a vida escolar à vida social. Em contrapartida tem-se que a perfeita observação de todos esses elementos direciona à verdadeira práxis do currículo, ou seja, a articulação entre a teoria e a prática curriculares em sala de aula. Construir o currículo na sala de aula requer profissionalismo e competência por parte dos professores quanto à utilização de uma importante ferramenta pedagógica: a vivência sociocultural das crianças.
  Sabemos que estamos vivendo um momento de mudanças na escola que devemos adaptar o nosso currículo as mudanças sociais, portanto é necessário inserirmos a tecnologia nas aulas e nos currículos escolares.
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário